PAGAMENTO À VISTA (DINHEIRO/DÉBITO E PIX) | PAGAMENTO PARCELADO EM 6 X SEM JUROS | |
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VISTORIA GNV INSPEÇÃO INICIAL (HOMOLOGAÇÃO) | R$ 250,00 | R$ 280,00 |
VISTORIA GNV INSPEÇÃO PERIÓDICA (VISTORIA ANUAL) | R$ 250,00 | R$ 280,00 |
MODIFIC AÇÃO (BLINDADOS/RETIRADA DE GNV/INCLUSÃO OU RETIRADA DE PEDAIS/ REBAIXAMENTO) | R$ 300,00 | R$ 350,00 |
VEÍCULOS SINISTRADOS (ADQUIRIDOS EM LEILÃO/ MÉDIA MONTA) | R$ 250,00 | R$ 280,00 |
Como a inspeção veicular ou vistoria GNV pode ser útil para todos os veículos
Apesar de ser obrigatória para apenas uma parte da frota de veículos do Brasil, a inspeção veicular (vistoria gnv como é conhecida no RJ) pode ser útil para todos os proprietários de veículos automotores.
Como descrito acima, são inspecionados uma série de itens e componentes do veículo de forma automatizada com equipamentos que geram resultados confiáveis e precisos.
Com a inspeção veicular (vistoria GNV como é conhecida no Rio de Janeiro) realizada é possível verificar quais itens do veículo realmente já se encontram em momento de troca de forma muito precisa e segura.
Desta maneira, os proprietários podem trocar componentes ou realizar manutenções no momento adequado e sem prejudicar as condições de seu veículo.
Como o diagnostico é realizado por equipamentos automatizados, fica livre de qualquer possibilidade de erro humano e avaliação premeditada dos componentes do veículo, evitando trocas e manutenções desnecessárias.
Por isso é altamente recomendável que todos realizem a inspeção veicular, além dos que já são obrigatórios, dessa forma os proprietários poderão ter um panorama completo de seu veículo. Ao invés de sair realizando a troca de peças desnecessariamente, o proprietário poderá realizar o serviço de inspeção e ter em mãos o que realmente seu veículo precisa.
Na inspeção veicular serão realizados testes e serão também inspecionados os seguintes itens:
Alinhamento do Veículo e Componentes do Sistema de Direção
O alinhamento do veículo é verificado após o carro passar pela placa de alinhamento lateral.
Nela será verificada a medida de desalinhamento das rodas.
Valores obtidos de 0 a 6,99 m/km de desalinhamento não são considerados como defeito. Tecnicamente não precisariam ainda da realização do serviço de alinhamento, ainda que já estejam próximos para execução do mesmo.
Eficiência do Sistema de Suspensão e Componentes do Sistema de Suspensão
Nesta etapa da inspeção o veículo será posicionado sobre o equipamento denominado banco de suspensão. No banco de suspensão será realizada a medição da eficiência do sistema de suspensão nas rodas dianteiras e traseiras.
A eficiência de cada suspensão (roda dianteira direita, roda dianteira esquerda, roda traseira direita e roda traseira esquerda), serão avaliadas em eficiência que vai de 0% a 100%.
- Rodas com eficiência menor que 15% são consideradas como defeito grave e precisam de reparo imediato nos sistemas e componentes de suspensão da mesma.
Também será avaliada o desequilíbrio entre a eficiência da suspensão nos eixos dianteiros e traseiros (rodas da dianteiras e rodas traseiras).
Por exemplo, a roda dianteira direita está com eficiência de 60% e a roda dianteira esquerda está com eficiência 30%. As rodas não estariam com defeito individualmente, pois estão com eficiência acima dos 15%. Porém, o desequilíbrio entre as eficiências é alto (maior que 30%) e será considerado como defeito grave por desequilíbrio no funcionamento do sistema de suspensão.
- Desequilíbrio superior a 30% tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro são considerados como defeito grave e precisam de manutenção imediata.
- Desequilíbrio entre 15% e 30% são considerados como defeito leve e precisam de atenção imediata e programação para manutenção do sistema de suspensão.
- Desequilíbrio abaixo de 15% não são considerados como defeito e podem aguardar até uma próxima avaliação do mesmo.
Também serão verificados nesta etapa no equipamento denominado detector de folgas, folgas e desgastes dos componentes e peças do sistema de suspensão.
Serão verificados: buchas, coifas, barra estabilizadora, bieletas, pivôs, amortecedores, molas e etc.
Eficiência dos Freios e Freio de Mão e Componentes do Freio
Nesta etapa da inspeção o veículo passará pelo teste de freios (dianteiro, traseiro e freio de mão). O equipamento utilizado para realizar a inspeção dos freios é denominado frenômetro de rolos.
No frenômetro será realizada a medição da eficiência do sistema de freios nas rodas dianteiras e traseiras.
A eficiência de cada freio (roda dianteira direita, roda dianteira esquerda, roda traseira direita e roda traseira esquerda), serão avaliadas em eficiência que vai de 0% a 100%. A eficiência do freio de estacionamento ou freio de mão também será medida em valores que variam de 0% a 100%.
No final, será calculada a eficiência total de frenagem, que será o somatório da eficiência de frenagem nas 4 rodas. (valores de 0 a 100%). Realizado o somatório da eficiência de frenagem nas 4 rodas os valores obtidos serão dispostos da seguinte maneira:
- Eficiência total de frenagem maior que 55% – veículo em boas condições de frenagem
- Eficiência total de frenagem entre 41% a 55% – veículo se será classificado com defeito leve, e poderá ser programada a manutenção do seu sistema de frenagem
- Eficiência total de frenagem entre 25% a 40% – veículo se será classificado com defeito grave e deverá ser realizada sua manutenção o quanto antes!
- Eficiência total de frenagem inferior a 25% – veículo se será classificado com defeito muito grave e deverá ser realizada sua manutenção IMEDIATAMENTE!
Para o freio de estacionamento, sua eficiência total deverá ser maior que 18%. Abaixo desse valor é considerado defeito grave e deverá passar por manutenção no sistema de freios de estacionamento (mão) o quanto antes.
Também será avaliada o desequilíbrio entre a eficiência de frenagem nos eixos dianteiros e traseiros (rodas da dianteiras e rodas traseiras).
- Desequilíbrio por eixo na eficiência de frenagem superior a 40% será considerado defeito muito grave e necessitará de manutenção imediata.
Benefícios em realização a Inspeção Veicular, mesmo não sendo obrigatória
Como descrito acima, existem vários benefícios em se realizar a Inspeção Veicular mesmo que seu veículo não se enquadre na obrigatoriedade como é realizado em carros que possuem sistema GNV instalado e passam pela popularmente conhecida, vistoria GNV todos os anos.
Os maiores benefícios são principalmente de fato de ser realizado um diagnostico completo do veículo, com números e dados a respeito das condições de sistema de suspensão, freios, alinhamento e direção e das emissões de gases poluentes, sendo esses capazes de indicar que existem problemas em sistemas de admissão, escape ou sistema de injeção eletrônica.
Com a realização da inspeção veicular, o proprietário do veiculo não precisa levar em mecânicos de confiança, pois todos os resultados são feitos através de equipamentos e máquinas de última geração e de forma automatizada.
Benefícios em se realizar a Inspeção Veicular:
- Diagnóstico completo do veículo em: sistema de direção e alinhamento, sistema de freios, sistema de suspensão e analise de gases, possibilitando verificar possíveis necessidades de manutenção.
- Manutenção do veículo no tempo correto com base em dados dos equipamentos da linha de inspeção, com os dados em mão o proprietário poderá realizar o serviço de manutenção do seu veículo no tempo correto e sem realizar a troca desnecessária de peças e componentes
- Economia de dinheiro e preservação do automóvel
- Confiança e segurança pois as análises são realizadas por equipamentos de última geração de forma automática. Desse jeito, não existe a possibilidade de um diagnostico precipitado e errado devido a falhas humanas ou falta de conhecimento técnico.
Quem pode e para quem é indicado a Inspeção Veicular
Conforme descrito acima, o serviço de inspeção veicular ou vistoria GNV como é conhecida no estado do Rio de Janeiro é obrigatório para os veículos que são convertidos para uso de GNV e devem ser realizados todo ano.
Porém, o serviço pode ser realizado por qualquer proprietário de veículo que queira realizar e conferir o atual estado do seu carro e poder programar suas manutenções com segurança e confiança, pois estará dessa maneira baseado em dados e resultados emitidos por uma linha de inspeção automatizada.
É altamente recomendável que todos realizem a inspeção veicular, pois o serviço é baseado em normas do Inmetro e da ABNT NBR 14040, seguindo os mais rigorosos critérios técnicos.
Realizando o serviço de inspeção veicular com periocidade é possível evitar com manutenções desnecessárias ou então com manutenções corretivas (quebras inesperadas) depois do desgaste excessivo de componentes, aumentando muito o custo da manutenção para os proprietários.